3 situações que toda empresa de home office precisa ter atenção.

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Sem dúvidas os profissionais de Recursos Humanos (RH) e Facilities estão tendo um dos anos mais desafiadores da carreira. Eles foram os principais responsáveis por realizarem a locomoção de todos os colaboradores para home office em tempo recorde, diante um cenário totalmente incerto. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio de 2020, 8.7 milhões de trabalhadores desempenhavam suas atividades de casa, inclusive em funções não tão tradicionais fora do escritório, como operador de call center, por exemplo. Esses dados trazem a tona um debate ainda mais profundo: como essas pessoas estão trabalhando de casa?

 

Estrutura de trabalho adequada para colaboradores

Apesar de muitas empresas pensarem que a estrutura ideal para fazer  home office é ter um notebook e uma boa conexão, com o passar do tempo, entendemos que o Home Office ideal exige alguns pontos de atenção relacionados à infraestrutura.

Dentro dos escritórios, a questão ergonômica é extremamente rígida, passando muitas vezes por fiscalizações. Mas como estender esse cuidado para o trabalho remoto e evitar a definição de um sofá ou uma mesa de jantar como escritório?

Por isso, muitas empresas estão alugando móveis para o trabalho remoto dos seus colaboradores, garantindo assim bem-estar e produtividade durante todo o expediente. Recentemente, o Ministério Público do Trabalho emitiu uma nota técnica na qual orienta as empresas a terem compromisso com a ergonomia dos seus colaboradores. 

Se uma empresa é feita de pessoas, nada melhor que do que cuidarmos dela independente do momento, não é? 

 

Gestão da ergonomia destes colaboradores

Outra grande dúvida que as equipes de Recursos Humanos e Facilities dividem conosco é a gestão deste mobiliário na casa do colaborador.

Está claro que precisamos garantir a ergonomia dos colabores para evitar possíveis lesões e afastamentos, além de manter a produtividade. 

Mas a dúvida de “como fazer isso” traz muitos questionamentos para esses profissionais: 

Como mandar uma cadeira para cada colaborador, sendo que residem em locais diferentes? Vamos mandar um ativo nosso, do nosso controle, para um colaborador cuidar? Devo retirar o mobiliário caso ele seja desligado? Como fazer toda essa logística? 

Analisando todas essas questões levantadas, percebemos que a gestão de mobiliário, que antes era centralizada nos sites das empresas, agora ficou totalmente descentralizada, pulverizada em residências espalhadas por todo país, reduzindo-se á uma micro gestão, sendo possível ser realizada apenas por alguém dedicado ou um especialista.

Com a nossa Solução de Mobiliário e Ergonomia para o Home Office, cuidamos de toda a gestão do mobiliário, considerando a rotatividade dos colaboradores. Realizamos as entregas, retiradas e manutenções do mobiliário conforme sua demanda e sem burocracia. O planejamento é simples e o pacote mensal permite que você tenha o controle de todos os pedidos e investimentos.

 

Investimentos inesperados

Entendemos que o cenário corporativo está mais forte com o trabalho remoto, mas já vemos um movimento para o escritório híbrido (revezamento entre equipes presenciais e remotas). Logo, as empresas devem duplicar seus móveis para atender seus colaboradores com ergonomia e conforto, tanto em casa quanto no escritório? E se o formato do escritório mudar novamente?

Diante deste cenário incerto que vivemos, tomar uma decisão a longo prazo está fora de cogitação. 

A locação de móveis se mostra como solução para este momento, pois, você consegue definir um período de uso do mobiliário, paga apenas pelo que for necessário, com um custo baixo por mês e com todos os serviços agregados. E ainda preserva seu capital, garantindo menor impacto no fluxo de caixa.

Além de um investimento inteligente, você usará seus recursos de uma forma inovadora e terá flexibilidade para tomadas de decisões a curto, médio e longo prazo, com agilidade e sem impactos negativos na estrutura de home office dos seus colaboradores. 

 

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Last modified: 26 de novembro de 2020

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