5 formas de adaptar seu escritório para o novo normal

Todas as Publicações

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Sem Avaliações)
Loading...

Durante a pandemia, alguns fatores considerados opcionais ao ambiente de trabalho se transformaram em requisitos básicos para um retorno seguro. Segundo um artigo publicado recentemente pela Cushman & Wakefield, empresa global de soluções imobiliárias, a Qualidade Ambiental Interna (IEQ, na sigla em inglês) se tornou mais importante do que nunca.

Segundo a publicação, “IEQ se traduz nas condições que os ocupantes vivenciam dentro de um edifício, particularmente aquelas relacionadas a saúde e bem-estar, conforto e produtividade. Algo que, sem dúvida, é crucial para as empresas que estão repensando as iniciativas de retorno ao local de trabalho”.

Para te ajudar a aumentar a Qualidade Ambiental Interna da sua empresa, preparamos uma lista com 5 formas de adaptar seu escritório para o novo normal.

 1- Não tome decisões financeiras importantes em tempos de incerteza

Se investir no mobiliário adequado é prerrogativa para se ajustar às necessidades sanitárias que o momento pede, comprar móveis para esse objetivo não é a melhor alternativa. E isso por duas razões principais. A primeira é que o que é considerado hoje como o novo normal pode se transformar, rapidamente, em passado obsoleto. Embora haja uma série de projeções quanto às diversas formas de trabalho, não é possível cravar o que fará sentido a médio prazo em termos de arquitetura segura. O segundo motivo é que o momento macroeconômico pede contenção de despesas para alavancar negócios que podem ter sido represados no momento mais agudo da crise. E aí, faz sentido investir recursos para a compra de mobiliário quando o negócio precisa de injeção de investimentos que gerem retorno em rentabilidade? Obviamente, não. Por isso, nossas soluções em mobiliário caem como uma luva para o momento. Você dispõe do que precisa, pelo tempo necessário e por um valor consideravelmente menor. No nosso site você pode conhecer a fundo a nossa proposta.

2- Entenda o local de trabalho como um ecossistema que compreende home office e escritório

Para Cushman & Wakefield, “o local de trabalho não será mais único, mas um ecossistema formado por uma variedade de locais e experiências criadas para oferecer suporte a conveniência, funcionalidade e bem-estar”. Assim, pensar na estrutura de home office com o mesmo cuidado e atenção com que as empresas pensam nas estruturas de seus escritórios é decisivo para garantir a produtividade das pessoas.

Evidentemente, nesse processo não há espaço para amadorismos, como o uso de cadeiras não ergonômicas, mesas inadequadas e outras condições que, em pouco tempo, podem debilitar a saúde dos seus funcionários. Por isso, é altamente recomendado que as empresas não apenas estimulem, mas garantam que cada colaborador tenha a estrutura necessária para realizar seu trabalho com segurança.

A nossa linha completa de móveis para home office oferece tudo o que o seu colaborador precisa pelo tempo necessário. Acesse nosso site e confira o acervo: https://johnrichard.com.br/aluguel-moveis/escritorios/home-office/

3- Promova o sentimento de segurança no retorno ao ambiente corporativo

Para muita gente, o retorno ao trabalho envolve medo e insegurança sobre a possibilidade de contrair covid-19. Esse é um fato que, segundo o neurocirurgião Fernando Gomes, em entrevista à CNN Brasil, “vai afetar a desenvoltura de todas as pessoas de alguma forma”. Por isso, é importante que os profissionais tenham base racional para lidar com esse sentimento. Uma atitude que caminha nessa direção é mostrar, como organização, que a empresa se preparou para um retorno em condições sanitárias adequadas. Uma boa forma de fazer isso é incluir divisórias entre os espaços de trabalho. Essa barreira física, que pode ser configurada de várias maneiras, gera, mesmo que de forma inconsciente, uma percepção maior de proteção que aumenta a confiança das pessoas nesse período.

A nossa linha de divisórias é a alternativa ideal e pode ser alugada acessando https://johnrichard.com.br/aluguel-moveis/escritorios/retomada-segura/

4- Traga amplitude ao escritório guardando os móveis sem uso

Com a necessidade de distanciamento entre as pessoas, é bem provável que o mobiliário da empresa precise ser reposicionado de forma mais espaçada. Isso favorece, inclusive, a mobilidade das pessoas, garantindo fluxos mais seguros e sem aglomerações. Mas o que fazer com o excedente? Nós oferecemos um serviço completo para a Gestão de Mobiliários. Nossa equipe especializada vai até o local indicado, vistoria, embala e armazena tudo o que não está sendo usado na sua empresa e mantém todo o seu ativo em perfeitas condições. Quem decide quando e se o mobiliário volta é você! Acesse aqui para saber mais: https://blog.johnrichard.com.br/nos-podemos-armazenar-os-seus-moveis-excedentes-na-retomada/

5- Faça reuniões em ambientes abertos, com mesas maiores e menos participantes presenciais

Uma situação que gera insegurança é o momento de reuniões. Nesse novo normal, esses encontros a portas fechadas com vários participantes presenciais estão fora de cogitação. Afinal, ambientes fechados com aglomerações são os mais suscetíveis a contaminação. Por isso, que tal abandonar a sala e criar um espaço para reuniões isolado por biombos e divisórias?

Agora, se essa solução não for viável para a sua realidade, que tal aumentar a mesa de reunião dentro da sala para garantir o distanciamento adequado, além de sinalizar os espaços que podem ser ocupados? Você pode estipular a quantidade máxima de pessoas presenciais por evento e incluir outros convidados em salas virtuais, mesmo que estejam no próprio ambiente de trabalho. E, como a palavra de ordem é otimização, aproveite essas mudanças para reforçar a cultura da objetividade e otimização do tempo das pessoas.

Plus!

Para terminar, que tal saber mais a respeito desse assunto aproveitando os artigos do nosso blog sobre o novo normal? Lá você encontra uma série de dicas para ambientar os espaços de trabalho – seja no escritório ou home office – da maneira mais adequada e inteligente! Acesse: https://blog.johnrichard.com.br/

Um parceiro para todas as horas

A gente sabe que esse é um tempo de incertezas e mudanças muito rápidas. Agora, o que a gente quer te dizer é que você não precisa enfrentá-lo sozinho. Nós estamos aqui para te ajudar a usar recursos com inteligência e tornar a sua empresa ainda mais competitiva e segura. Entre em contato com a gente para que, juntos, desenhemos o projeto ideal para a sua retomada.

Last modified: 25 de agosto de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =