A importância dos times de RH e Facilities para o trabalho híbrido

Todas as Publicações

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (1 Avaliações, Média: 5,00 de 5)
Loading...

O trabalho híbrido iniciou o ano de 2022 como um modelo essencial para a operação de diversas empresas. Mas não só: ele também é apontado como o modelo preferido por mais de 50% dos trabalhadores, de acordo com pesquisas recentes. Assim, para reter ou atrair talentos, as empresas terão de estudar maneiras eficazes de implementar uma rotina de trabalho que consiga unir a comodidade do home office com encontros presenciais durante a semana para fortalecer a conexão entre os times. 

Entretanto, não existe uma fórmula padronizada para implementar o modelo e que sirva para todas as empresas da mesma maneira. O sucesso do trabalho híbrido pode variar de companhia para companhia e dependerá de como o rodízio será feito, de como acontecerá o diálogo com os colaboradores, das condições do trabalho remoto e da forma como a empresa aproveitará seus espaços de trabalho. Nesse sentido, podemos afirmar que os times de Recursos Humanos e Facilities terão um papel essencial nessa jornada.   

A importância do RH para o sucesso do trabalho híbrido 

Todas as empresas que oferecem a opção de trabalho remoto para seus colaboradores precisam redobrar a atenção em relação às questões voltadas para a saúde ocupacional e saúde mental. Os times de Recursos Humanos devem conhecer as condições materiais de trabalho dos seus colegas em home office e garantir que todos tenham à disposição, em suas casas, cadeiras, mesas e equipamentos que respeitem as normas relativas à ergonomia. 

Já em relação à saúde mental, é preciso compreender que o home office impacta de maneira muito significativa a forma como os colaboradores encaram o trabalho. Se, por um lado, existe a comodidade de evitar o estresse do trajeto para o escritório, a oportunidade de conseguir algumas horas a mais de sono e o conforto do lar, por outro, há uma tendência ao surgimento de sentimentos de solidão, acúmulo de tarefas e extrapolação dos horários de trabalho. 

Por essa razão, a cultura organizacional da empresa precisa ser reavaliada de acordo com a nova realidade do trabalho e o RH deve estudar maneiras de integrar e oferecer apoio aos colaboradores em ambas as frentes, ergonômica e mental. Um formato interessante e que vem fazendo sucesso em empresas de todos os portes é oferecer esse apoio como um benefício, como o Work.in, nossa assinatura de móveis para home office. Com essa solução, é possível garantir a qualidade dos espaços de trabalho remoto dos times com opções de mobília e acessórios padronizados, garantindo toda segurança e ergonomia para a realização das atividades profissionais nas residências. 

A importância do time de Facilities para o sucesso do trabalho híbrido

O setor de Facilities é um dos principais responsáveis pelo bem-estar, segurança e saúde dos colaboradores dentro das dependências da empresa. Cabe a esse time cuidar da organização e da manutenção do espaço físico do escritório, adaptando-o para a lógica do trabalho híbrido, sem esquecer dos protocolos de higiene e distanciamento que permanecem em voga. 

É preciso que a gestão de Facilities esteja atenta à dinâmica do rodízio de trabalhadores adotada pela empresa, sugerindo soluções que busquem adequar a mobília de acordo com as necessidades dos colaboradores. 

Uma dica muito importante é preparar o escritório para que esteja pronto para mudar a qualquer momento. Há duas grandes razões para isso. A primeira é que a empresa está se aventurando em um terreno novo e, certamente, ajustes terão de ser feitos ao longo do processo. O segundo motivo é que vivemos em um contexto muito dinâmico, com muitas mudanças que impactam em ajustes de normas e protocolos de segurança e saúde a todo momento. Há um grande desafio de logística para a área de Facilities nessa frente.

Por isso, contar com a nossa assinatura de móveis corporativos pode contribuir com a economia e a flexibilidade no processo de adequação do escritório. Além disso, a gestão da área poderá contar com a John Richard como aliada nesse processo, utilizando-se da experiência de uma empresa especializada na organização de espaços de trabalho há mais de 20 anos.      

Conte com os serviços da John Richard!

A John Richard tem ajudado profissionais de Facilities e Recursos Humanos na adaptação de suas companhias para a dinâmica do trabalho híbrido ao longo dos últimos anos, sempre atenta ao que está em tendência no exterior, graças a nossa parceria com a Cort, a maior especialista em assinatura de móveis do mundo. Com soluções para o home office, como o Work.in, e serviços que ajudam a levar mais flexibilidade e segurança para os escritórios, nossos consultores têm grande expertise na área e estão prontos para apontar alternativas de acordo com o tamanho e a complexidade de cada cliente.

Entre em contato com um de nossos consultores pelo WhatsApp e conte conosco para ajudá-lo a preparar sua empresa para a nova era do trabalho híbrido!   

 

Last modified: 11 de fevereiro de 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *