Cinco atitudes que podem melhorar a experiência do trabalho híbrido

Todas as Publicações

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (1 Avaliações, Média: 5,00 de 5)
Loading...

Ao conquistar cada vez mais espaço, o trabalho híbrido vem se estabelecendo como o queridinho dos trabalhadores ao redor do mundo. De acordo com o levantamentos do site Vagas.com, 42% dos funcionários preferem o modelo híbrido, em comparação ao trabalho presencial (32%) ou remoto (26%). Os motivos apontados para essa preferência são, principalmente, a possibilidade de estreitar relacionamentos com os colegas da empresa, a facilidade de adequar o trabalho com outras atividades e a redução de deslocamentos para o escritório ao longo da semana. 

Em sincronia com o desejo dos trabalhadores, 48% das companhias buscam adaptar-se ao modelo de trabalho híbrido ainda neste ano. A decisão representa uma grande vantagem para essas empresas em relação à retenção de talentos e contratação de mão de obra qualificada. Entretanto, nem sempre o que é bom para uma companhia é bom para a outra. Portanto, é muito importante compreender os perfis dos profissionais que atuam na sua área. Se sua empresa ainda está estudando a possibilidade de aderir ao modelo híbrido, observe os movimentos do mercado de trabalho e entenda as necessidades e desejos dos profissionais que você quer atrair antes de formatar as suas estratégias.

Além disso, aderir à tendência implica em desafios, tanto para o empregador quanto para os colaboradores. É preciso reorganizar as rotinas e processos, preparar os espaços de trabalho e ajustar as políticas e a cultura da empresa. Cada um desses ajustes representa um risco que a companhia aceita ao tomar a decisão de transformar seu modelo de trabalho. Para ajuda-lo a refletir sobre esse processo, separamos aqui 5 atitudes que podem melhorar a experiência da sua companhia durante a adaptação ao trabalho híbrido.

Seja cuidadoso e esteja sempre preparado para mudar

O mundo está se transformando de maneira cada vez mais veloz e o que é atual agora pode ser ultrapassado no próximo ano. Por isso, é importante ser cauteloso e manter-se preparado para mudar as operações e espaços de trabalho quando for necessário, podendo intensificar os períodos presenciais ou aumentar o tempo em home office de acordo com o que for mais vantajoso em relação ao contexto.

Escute seus colaboradores

Pergunte aos funcionários o que eles precisam para trabalhar melhor e não apenas aos gerentes como eles gostam de gerenciar. É fundamental conhecer o ponto de vista de quem faz a empresa funcionar, portanto não subestime o poder das pesquisas e censos internos e a capacidade desses dados influenciarem a tomada de decisão em pontos estratégicos no processo de adaptação da sua empresa.

Seja criativo e não tenha medo de experimentar coisas novas

Estar aberto a novas soluções é a melhor maneira de garantir que a sua empresa estará apta a dar aos colaboradores o que eles precisam para desempenhar suas funções da melhor forma possível. Seja incrementando a política de benefícios para incluir vantagens que fazem sentido dentro do modelo híbrido, como o Work.in, que, ao mesmo tempo, garante conforto, padronização e cumprimento das normas de ergonomia para os trabalhadores que desempenham parte das suas funções em suas residências, ou contando com a assinatura de móveis corporativos para moldar o escritório da sua empresa de acordo com os gostos e necessidades de cada colaborador.

Flexibilidade é o ponto principal

Para muitos especialistas, o ponto principal do trabalho híbrido é a oportunidade de oferecer mais flexibilidade para o trabalhador ao longo da sua rotina. Portanto, não se prenda à ideia limitada de que o modelo híbrido se refere apenas aos locais onde as atividades são desempenhadas e proponha outras maneiras de flexibilizar a jornada dos colaboradores, que façam sentido na sua área de atuação. Seja na forma como as entregas são feitas, na organização dos horários de trabalho ou até mesmo na decoração do escritório.

Assinatura de móveis pode ser uma ótima opção

Todas as empresas e colaboradores possuem suas particularidades. Por isso, é importante entender quais são elas e como é possível navegar pelas inúmeras mudanças do mundo dos negócios. 

Assim, seja no modelo híbrido, presencial ou remoto, você pode contar com a John Richard para redesenhar seu mobiliário sempre que precisar. Além de mais econômica que a compra, nossa assinatura de móveis permite que sua empresa flexibilize escritórios com funcionários rotativos ou até mesmo garanta um ótimo local de trabalho para a equipe remota, contemplando os interesses de todos os envolvidos.

Entre em contato com nossa equipe e conheça melhor nosso trabalho!

Last modified: 14 de março de 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *