Como ampliar a sustentabilidade no escritório?

Todas as Publicações

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Sem Avaliações)
Loading...

No mês de Abril é comemorado o Dia da Terra. Com objetivo de incentivar políticas e decisões sustentáveis, que tal usar a data para inspirar mudanças no escritório? A incorporação de valores em respeito ao meio ambiente já é realidade em muitas organizações. Porém, sempre há espaço para ações que reduzam e minimizem impactos negativos. Falando em espaço, o próprio escritório pode ser mais sustentável com algumas escolhas estratégicas e, principalmente, conscientes.

Sustentabilidade no escritório: mobiliário.

Optar por soluções de mobiliário flexíveis é uma forma prática e simplificada de ter um workplace mais sustentável. As necessidades temporárias podem ser resolvidas com o aluguel de móveis on demand, o que garante mesas e cadeiras de acordo com o uso. Dessa forma, não há desuso e a empresa evita o excesso de consumo de matéria-prima. Aderir à economia circular é uma maneira eficiente de cuidar do meio ambiente, mas sem comprometer as operações do negócio e o atendimento das necessidades da empresa. Ao alugar os recursos sob demanda, os ambientes são adequadamente mobiliados por período necessário.

Além do mobiliário on demand, há também o mobiliário as a service. Neste caso, a criação e a transformação dos ambientes é baseada na eficiência da terceirização. Novamente, o modelo tem as vantagens da economia circular. Um mesmo móvel é cuidado para servir diversas pessoas e diferentes momentos. A empresa tem exatamente o que precisa: espaços sempre prontos para o uso. Paralelamente, o aluguel de móveis para escritório assegura a redução de descartes incorretos e também impede que recursos naturais sejam desperdiçados em mesas, cadeiras e armários não utilizados.

Outro ponto importante para a sustentabilidade no escritório através do mobiliário é escolher itens que reconhecidamente respeitem o meio ambiente. Na John Richard, o tema é atendido nos dois sentidos. Além do negócio da empresa ser baseada na economia circular, há preocupação para que os móveis sigam normas e cuidados sustentáveis. Veja abaixo alguns exemplos das políticas sustentáveis da maior locadora do Brasil:

  • Móveis com selo FSC®, que certifica manejo florestal responsável.
  • Todos os móveis com certificação ABNT.
  • Locação de cadeiras como a My Chair, que favorece a obtenção de créditos LEED em empreendimentos sob o conceito de green building, visto que ela é feita com 98% de matéria-prima reciclável e possui design que reduz o uso de cola e de parafusos.

My Chair: 1ª cadeira brasileira a receber a Certificação Greenguard.

Junto ao mobiliário, também vale atenção à eficiência energética e às atitudes cotidianas. Coisas simples como instruir o time sobre as pequenas escolhas do dia a dia podem conduzir grandes transformações.

Last modified: 30 de agosto de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + sete =