Como as empresas estão se preparando para o home office definitivo

Sem categoria

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (1 Avaliações, Média: 5,00 de 5)
Loading...

O home office mudou a rotina das empresas e dos colaboradores e a tendência, que chegou como resposta temporária a uma crise sanitária, passou a ser encarada como modelo definitivo em diversas companhias.

Se antes da pandemia o home office era visto com desconfiança e adotado de maneira tímida, a experiência dos últimos quase dois anos mostrou que o trabalho remoto oferece muitas vantagens. Economia de tempo e espaço, comodidade para colaboradores, oportunidade de contratar pessoas de outras cidades ou estados e até melhores índices de desempenho das empresas, já que em muitos casos foi registrado um aumento de produtividade dos times.

Com isso, a quantidade de empresas que vem implementando uma política de trabalho remoto definitivo, ainda que apenas para determinadas áreas, só faz aumentar: Twitter, Petrobras, XP Inc., Facebook, Amazon, Google e muitas outras.

No entanto, a decisão deve ser tomada com cautela, e a empresa que deseja assumir esse compromisso precisa adotar uma arquitetura bem pensada, que conte com ações claras e concretas para que gestores e colaboradores possam se dedicar ao trabalho em suas residências de forma organizada, com saúde, segurança e conforto.

Para te ajudar a pensar nessas políticas, preparamos aqui uma pequena lista de elementos que a sua empresa precisa considerar para implementar o home office definitivamente da melhor maneira possível.

Observe a legislação e proteja-se

Embora muitas empresas já tenham aderido ao home office como modelo de trabalho definitivo, é preciso alertar que as leis trabalhistas brasileiras ainda são vagas quanto a essa modalidade. Portanto, é necessário que a sua empresa se antecipe a possíveis questões trabalhistas que possam surgir com o tempo.

Em geral, quem trabalha remotamente tem os mesmos direitos que os colaboradores que atuam presencialmente. Portanto, o home office é visto como uma extensão da empresa e qualquer problema que o trabalhador tiver relacionado ao trabalho é de responsabilidade da companhia. Especialmente em relação à saúde, no caso do home office.

Portanto, cabe ao empregador capacitar, orientar e garantir que o colaborador esteja em conformidade com todas as normas de segurança e saúde do trabalho, sobretudo aquelas que envolvem a ergonomia. Nem todas as residências contavam com mobílias e equipamentos adequados para o trabalho quando o distanciamento social entrou em voga.

Pense na satisfação, saúde e conforto do colaborador

Garantir o bem-estar do colaborador no ambiente de home office é essencial, além de garantir melhores resultados e maior produtividade. Dessa forma, reflita em como a empresa pode ajudá-lo.

Algumas boas opções são:

  • Garantir boa banda larga na residência do colaborador;
  • Dar opções para que o colaborador, eventualmente, possa trabalhar fora de casa, como no próprio escritório da empresa ou em espaços de coworking;
  • Incentivar encontros e happy hours tanto presenciais quanto digitais;
  • Oferecer o mobiliário para o home office dentro do pacote de benefícios da empresa, garantindo móveis confortáveis e adequados ao trabalho remoto.

Work.in: o maior aliado da sua empresa na hora de implementar o home office definitivamente

Contar com o benefício de móveis para home office Work.in é fundamental para as empresas que querem incorporar o trabalho remoto como um modelo de trabalho definitivo, mas sem prejuízos logísticos ou mesmo no fluxo de caixa da operação.

Com a assinatura de móveis como benefício, sua empresa garante um espaço de trabalho adequado, com conforto, segurança e saúde para os times, além de garantir flexibilidade para se adaptar rapidamente à flutuações no número de colaboradores. E com muita praticidade: afinal, nós transferimos os móveis em caso de mudança de endereço ou desligamento do colaborador, e a empresa não precisa se preocupar com o desgaste da mobília porque nós fazemos a manutenção durante toda a duração da assinatura.

Veja aqui como funciona o serviço e confira as melhores opções para oferecer uma experiência de trabalho remoto, segura, saudável e confortável para quem trabalha em sua empresa.

Last modified: 24 de novembro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =