Como manter a postura correta no home office?

Todas as Publicações

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Sem Avaliações)
Loading...

De repente, o mundo começou a viver um formato de trabalho diferente: o home office. O modelo, que já é realidade para muitas empresas, ganhou ainda mais destaque nos últimos meses, como uma alternativa para que os colaboradores possam continuar realizando suas atividades a distância. Cada vez mais, os benefícios do trabalho remoto revelam novas prioridades, novas ferramentas e maneiras diferentes de se organizar. Mas também, como em toda adaptação, trazem desafios a serem vencidos. Um dos principais é a adequação do mobiliário.

Boa parte dos colaboradores, quando começa o home office, acaba se virando com os móveis que têm em casa. Escritório improvisado com a mesa e a cadeira da cozinha ou da sala de jantar ou sofá com notebook no colo são exemplos. Além disso, por estar em casa, muitas vezes, acaba-se dando uma relaxada na postura. Preste atenção: quantas vezes, sem perceber, você apoia o pé em outra cadeira, senta-se sobre uma perna ou dá aquela escorregada na poltrona?

Pode parecer um detalhe, mas acredite: uma postura correta contribui não só para o bem-estar, como também aumenta a capacidade de concentração e, consequentemente, eleva a produtividade dos colaboradores. E nisso, ergonomia é a palavra-chave. Para entender melhor, conversamos com a fisioterapeuta Maria Clara Bazan, que compartilhou diversas orientações sobre esse assunto.

O corpo fala

Por que sentar-se corretamente faz toda a diferença? Imagine passar horas sem um apoio confortável para as costas ou em uma posição que pode comprometer sua postura. Depois de um tempo, aparece uma dorzinha aqui, um mau jeito ali… No sofá, a lombar fica curvada, forçando e machucando a estrutura da coluna. Na cama, com o notebook no colo, pior ainda – nesta posição, a pessoa não está nem deitada, nem sentada. E isso pode machucar, em curto e longo prazo.

O primeiro passo aqui é sentar-se corretamente. Isso permite que o corpo fique posicionado de forma simétrica, distribuindo o peso por igual. Quando você está em uma postura assimétrica, o corpo tende a se adaptar a essa posição irregular e isso acaba gerando tensão maior em uma região do seu corpo, pois os músculos se tencionam para proteger uma articulação ou ligamento que esteja sofrendo estiramento. E o corpo responde: às vezes, com uma adaptação simples, é possível evitar o que pode, ao longo do tempo, levar a uma lesão.

De acordo com a fisioterapeuta, o ideal para uma boa postura sentada é ter o quadril no fundo da cadeira e os pés apoiados no chão. “Dessa forma quando você estiver sentado e precisar pegar algo à sua frente, por exemplo, se seus pés estiverem apoiados, você irá transferir peso para eles, diminuindo a pressão na coluna lombar e a sobrecarga nessa região. Isso é muito importante, pois, quando estamos sentados, a pressão nos discos intervertebrais é grande e, se fizermos um movimento errado nesta posição, podemos gerar microlesões nos ligamentos e o disco pode romper e gerar uma hérnia. Com os pés apoiados no chão, você descarrega um pouco de carga e alivia o disco”, explica a profissional.

Em busca da cadeira perfeita

O mobiliário como serviço torna-se um importante aliado na hora de escolher a cadeira adequada para o home office sem ter de se comprometer com o móvel, preocupando-se apenas em encontrar os modelos que atendam às necessidades ergonômicas dos colaboradores. Mas é preciso tomar alguns cuidados: ter um bom apoio lombar e para os pés, escolher uma cadeira que permita a altura correta para apoiar os braços e o posicionamento do monitor do computador, que deve estar à altura dos olhos. Essa é a base da ergonomia. E, uma vez que o colaborador passa boa parte do tempo sentado, como saber qual é a cadeira ideal?

1. Assento com estofado firme, mas confortável

O almofadado do assento deve ser macio, para facilitar a circulação sanguínea. Não pode ser macio demais, que “afunde”, nem muito rígido, para que não exerça pressão. O estofamento adequado ajuda a reduzir dores no cóccix, o finalzinho da coluna, quando a pessoa estiver sentada. É importante sentar-se com o quadril no fundo da cadeira

O assento pode ser elevado ou abaixado conforme a altura do corpo. É preciso observar se os pés estão bem apoiados no chão ou se há necessidade de usar apoiadores.

2. Encosto ajustável

A estrutura que acomoda a região lombar deve acompanhar a curvatura e ser ajustável. Como as pessoas têm alturas diferentes, o ajuste para a lombar é fundamental.

3. Posição dos braços

A mão precisa estar na mesma direção dos ossos do antebraço, pois o excesso de angulação do punho pode gerar uma tendinite. O cotovelo precisa estar na altura da mesa e apoiado no braço da cadeira. O ajuste da altura da cadeira, neste caso, é determinante. Para Maria Clara, “os apoiadores de braço próprios da cadeira são um bom acessório. É possível trabalhar sem esse recurso, mas neste caso a pessoa deverá usar o apoiador de antebraço, na mesa de trabalho. Se eu estiver com os cotovelos e punhos bem angulados, os ombros relaxados e a cabeça bem posicionada, dificilmente haverá problemas nesta região”.

4. Fixa ou giratória?

A cadeira giratória e com rodízios pode ser útil em várias atividades. Em locais de trabalho em que é preciso sempre pegar algo no armário ou gaveteiros próximos, ela propicia fácil deslocamento. Outro exemplo é quem trabalha com dois monitores: nesta situação, o correto é se posicionar de frente para cada monitor, girando a cadeira e não o tronco, pois estas rotações do tronco podem gerar tensões e dor.

Flexibilidade e praticidade

Uma das vantagens do mobiliário como serviço é que ele pode ser contratado pelo tempo que for preciso, atendendo a necessidades específicas dos nossos clientes e dos seus colaboradores.

E nós podemos ajudar você a escolher a melhor solução para garantir a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores durante o home office.

Nosso estoque possui diversas opções de cadeiras ergonômicas e outros móveis de escritório. E o melhor: nós entregamos e montamos tudo no menor prazo possível, sem complicações.

Navegue pelo nosso mobiliário e solicite um orçamento. Você também pode entrar em contato conosco por telefone. Pode contar com a gente!

 

Last modified: 7 de maio de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + oito =