Como o aluguel une gestão e sustentabilidade?

Todas as Publicações

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Sem Avaliações)
Loading...

Você já viu algum pôster ou intervenção com a frase “compartilhe mais, consuma menos”? Ou ainda, a versão original em inglês: “share more, consume less”. Há várias interpretações para essa a mensagem. Entre elas, existe a possibilidade de entender como o aluguel viabiliza tomadas de decisão sustentáveis.

A partir da mentalidade de uso, conceitos como compartilhar, reusar e estender a vida útil de produtos expande-se no dia a dia. Dessa forma, é simples compreender como as soluções sob demanda e como serviço têm altíssima relevância para empresas que buscam uma gestão atenta às necessidades de cuidado do Planeta e consumo consciente.

Aluguel ou compra: foco em gestão e sustentabilidade.

Existem muitos opostos famosos, como mais ou menos, sal ou açúcar e bem ou mal. No geral, essas oposições são bastante polarizadas. Entretanto, algumas não são tão intensas, como é o caso do aluguel ou compra. Ambas são alternativas válidas e cabíveis em diversos momentos, tudo depende da necessidade, do usuário e do contexto. Além disso, elas podem conviver em um mesmo ambiente, sem que haja exigência de um movimento unilateral.

Por exemplo, uma empresa pode precisar comprar matéria-prima essencial para o seu core business, assim como pode precisar alugar o maquinário que irá beneficiar essa matéria-prima. Analisar criticamente necessidade, usuário e contexto é uma forma prática e eficiente de avaliar qual é o melhor caminho para cada situação. A partir daí, compra e aluguel são escolhas à disposição de todas as áreas do negócio.

A organização pode ponderar quais são as oportunidades gerenciais para a aplicação de uma postura mais pautada no uso e no compartilhamento ao invés da aquisição. Quando a gestão identifica que um recurso pode ser contratado sob demanda ou como serviço, ela tem em mãos a facilidade de optar por uma solução com apelo sustentável e ainda ter ganhos como atendimento especializado, agilidade e eficiência.

Voltando aos exemplos, quando a empresa tem decisões orientadas à sustentabilidade ou busca essa transformação gerencial, algumas soluções despontam como suportes estratégicos. É o caso do aluguel de mobiliário para escritório. Além das soluções flexíveis serem apoiadas no uso consciente, no compartilhamento e no cuidado do móvel, evitando que bens sejam tratados como descartáveis, elas permitem que a gestão foque no que importa e otimize a experiência do workplace com acompanhamento contínua das mudanças, necessidades e tendências.

Last modified: 18 de setembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 10 =