Como se preparar para a expansão do trabalho remoto no final do ano

Todas as Publicações

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (1 Avaliações, Média: 1,00 de 5)
Loading...

Se em 2020 as boas notícias não foram tantas quanto gostaríamos, esta pode fazer uma enorme diferença na vida de muitos brasileiros: segundo dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário, ASSERTTEM, mais de 400 mil vagas de trabalho estão sendo geradas neste último trimestre, especialmente nos setores de comércio e serviços.

A novidade é que muitas dessas vagas passaram a exigir diferenciais que até então não eram prioritários, como qualificações ligadas a tecnologia, e-commerce e atendimento virtual. A explicação para isso é simples: segundo reportagem publicada recentemente no Portal G1, com o aumento das compras via e-commerce, a demanda por atendimento remoto cresceu consideravelmente e deve gerar boa parte das novas colocações. Além disso, o aumento de vagas temporárias tem crescido em função do afastamento de pessoal por infecção pela covid-19.

Mas essa não é a única tendência registrada: o trabalho remoto vem se tornando uma excelente alternativa para novas contratações, mesmo para as empresas até então reticentes ao modelo. Isso se deve, em parte, à economia percebida pela maioria delas ao encaminharem seus trabalhadores para o home office. O próprio Governo Federal registrou uma economia de R$ 1 bilhão com o trabalho remoto de seus servidores.

TI em home office

A adoção do home office, em um primeiro momento imposto pela pandemia, acabou caindo nas graças de diversos CEOs, que passaram a enxergar no modelo a possibilidade de aumentar a produtividade e engajar os times. Segundo depoimento dado ao portal CIO from IDG, especializado em tecnologia, Nicola Morini Bianzino, CTO global da empresa de serviços profissionais EY, “este evento validou que um padrão de trabalho distribuído pode impulsionar o engajamento produtivo”. E pontua: “Não acho que jamais iremos voltar ao modelo pré-pandêmico”.

Outro modelo de trabalho que ganhou força durante a pandemia foi o de “nômade digital”. Segundo o portal Showmetech Corporate, eles são profissionais que se deslocam entre países para realizar trabalho remoto por períodos determinados. A tendência vem crescendo tanto que alguns países já instituíram, inclusive, o visto para este tipo de trabalhador. Segundo a publicação, 64% das 155 empresas internacionais consultadas tinham observado um aumento da demanda de funcionários por arranjos de trabalho longe dos escritórios. Em contrapartida, apenas 3% dessas empresas tinham política de Recursos Humanos instituída para dar conta desse novo cenário”.

Aqui na John Richard, nós observamos de perto toda essa evolução do mercado, e foi assim que desenvolvemos a Solução de Mobiliário e Ergonomia para Home Office – Work.in.

Suporte inadequado

Infelizmente, a falta de apoio das empresas aos profissionais que trabalham fora dos escritórios tradicionais está disseminada no mundo. Em pesquisa recente realizada pela empresa de tecnologia NTT Ltd. com 19 países, 60% dos trabalhadores que aderiram ao home office o fizeram sem receber qualquer apoio das empresas. No entanto, empresas que entenderam a necessidade de dar suporte aos colaboradores para garantir equipamento adequado e mobiliário ergonômico saíram na frente. Para muitas, oferecer o home office como benefício se transformou em um diferencial competitivo e de retenção de talentos e, como dissemos em artigo passado, passou a ser símbolo da preocupação legítima das empresas com a saúde dos seus times e com as suas vidas fora do trabalho. Você já parou para pensar sobre isso?

Mobiliário como serviço é diferencial competitivo

Se a saúde dos seus colaboradores é uma preocupação constante, a locação de móveis pode garantir, pelo tempo necessário, o mobiliário adequado para um trabalho remoto saudável e ergonômico. Dentro da solução Work.in oferecemos uma linha completa de móveis funcionais e de alta qualidade que se ajustam à realidade das casas brasileiras com um custo-benefício imbatível.

Para conhecer o nosso modelo de home office como benefício, acesse nosso site e faça parte do grupo de empresários que está na vanguarda do trabalho e se preocupa, de fato, com a integridade das suas pessoas.

 

Last modified: 15 de março de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 7 =