Como será o workplace depois que tudo isso passar?

Sem categoria

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Sem Avaliações)
Loading...

Estamos vivemos um momento de constante transformação quando falamos de trabalho, né? Seja pela aceleração que já estávamos passando nos últimos anos do trabalho remoto, surge agora uma outra vertente: o trabalho flexível, ou melhor, os workplaces. Por isso, convidamos Roberta Hodara da JLL e Danilo Pacífico da Robert Bosch para bater um papo sobre o Workplace depois que tudo isso passar. E aí, John?! 

O desafio do facilities 

Área responsável pela gestão de pessoas, o facilities está lidando com soluções de problemas que nunca ninguém tinha vivido antes. “Não havia um plano de contingência, tivemos que vivenciar pessoas locomovendo pessoas para ‘home office’, uma das formas de trabalho remoto, mas sabemos que a realidade de cada um é bem diferente”, disse Roberta. 

Toda essa mobilização trouxe muitas modificações quando falamos em processos e rotina, né? Porém, sabemos que cada um lidou com essa fase de uma forma diferente. A JLL, líder mundial em serviços imobiliários corporativos, fez uma pesquisa que mostrou que os seus colaboradores querem socializar. “A falta disso foi o que mais apareceu durante esse tempo fora do escritório. Na interação com outros times ou na construção de novos projetos, existem diversas formas que virtualmente pode acontecer, mas de formas diferentes”, disse. Roberta. 

Desafios como esse também estiveram presentes entre os colaboradores da Robert Bosch, mas segundo Douglas, foi necessário suprir isso com equilíbrio. “O que estamos vivendo hoje não pode ser estendido para o futuro. As pessoas mudam, as demandas mudam, o desafio é como conciliar o que funciona remotamente sem perder o que é essencial, o contato entre as pessoas?”, questionou-se. 

A Robert Bosch, empresa multinacional alemã de engenharia e eletrônica, já tinha um esquema de home office, mas não era algo estruturado até a chegada da pandemia. “Foi uma grande transformação e o primeiro aprendizado é que dá certo, houveram pesquisas dentro da empresa e tivemos uma boa aceitação”, concluiu. 

Estratégias para retomada

A retomada já é um assunto muito discutido no mundo corporativo. “O facilities e/ou o RH precisam calibrar todas essas informações e unir forças, afinal, cada um tem a sua própria solução e orquestrar tudo isso é fundamental para suportar os clientes e organizar esse processo da melhor maneira. Veremos muitas coisas positivas daqui pra frente”, disse Roberta. Dentre as estratégias, destacam-se:

  • Home office;
  • Trabalho flexível;
  • Modelo híbrido;
  • Retomada com escritórios com medidas de segurança.

E para que isso ocorra de uma forma assertiva, é preciso estratégias para manter a segurança dos colaboradores. Dentre algumas soluções, a John Richard Solução de Mobiliário lançou dois tipos de painéis de barreira protetora, você pode conferir aqui mais sobre esses móveis. Dentre outras tendências, Roberta disse que as “pulverização de pessoas para minimizar o deslocamento é uma fase demorada, por isso é precoce tomar uma decisão neste ano, pois não sabemos o que vai acontecer”. 

Questionados sobre o fim dos escritórios, ambos acreditam que isso não existe. “Estamos vivendo um momento de transformação dos escritórios, foi uma aceleração do método de trabalho, que estava ali em ‘banho-maria’ e deixou de ser uma tendência para uma adoção”, disse Douglas. 

Já Roberta acredita que “a estação de trabalho é algo que a pessoa considera como um ponto de partida quando a pessoa chega no escritório, mas a concepção de demandas hoje em dia está diferente”. “Vamos mudar de comportamento e necessidade, mas se começarmos a pensar no escritório dessa forma, vamos ganhar agilidade para pensar nesses espaços”, concluiu. 

Para saber mais sobre nossas soluções de mobiliário para o trabalho remoto ou presencial, é só acessar a nossa página de ambiente corporativo https://johnrichard.com.br/beneficios/escritorios/ambiente-corporativo/. Você já está interagindo com a John nas redes sociais? Instagram | Facebook | LinkedIn

Até a próxima.

 

 

Last modified: 10 de setembro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − quatro =