Facility Management: a profissão que não para de crescer no meio corporativo

Todas as Publicações

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Sem Avaliações)
Loading...
Apesar do nome ainda ser desconhecido por parte das pessoas, os Facilities Managers estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Os profissionais que atuam nessa área são os responsáveis por garantir a funcionalidade em ambientes corporativos. Ou seja, construir um local que consiga proporcionar harmonia e integração de pessoas, por meio de métodos, processos e tecnologia.

Na prática, o Facility Manager trabalha estrategicamente nas empresas, com o objetivo de sempre proporcionar um ambiente que seja o cenário ideal para que os demais profissionais consigam desenvolver as atividades de forma tranquila e eficiente.

A atuação do profissional de Facilities está em alta, não só no mercado brasileiro, mas também em âmbito mundial. Além da multidisciplinaridade e facilidade no relacionamento interpessoal, para atuar nessa área também é preciso saber lidar com todos os níveis hierárquicos da empresa. Isso porque, para traçar uma visão tática e estratégica, é preciso olhar “de cima para baixo”, mas para colocá-la em prática e, principalmente, saber se está funcionando, a análise deve ser feita de forma inversa, “de baixo para cima”.

Profissão do presente (e do futuro)

Atualmente, as instituições, principalmente as de médio e grande porte, estão cada vez mais preocupadas em oferecer ao funcionário um ambiente de trabalho agradável, além de almejar interações entre todos os colaboradores. Com isso, as empresas buscam ter profissionais cada vez mais engajados e empenhados em alcançar o resultado positivo nos negócios da empresa. Os Facilities Managers têm papel fundamental nesse processo.

Trabalhando em conjunto com outros setores, como o de Recursos Humanos e Operações, por exemplo, uma das funções do Facility é desenhar qual o ambiente mais inspirador, tomando como base o perfil de cada departamento. Com isso, é possível colocar em prática ferramentas de gestão para otimizar e aperfeiçoar os processos de trabalho e, como consequência, aumentar a produtividade de todos.

Redução de custos

Como um dos papeis principais da área de Facility Management é otimizar serviços, isso acaba refletindo-se também nos gráficos que apontam os resultados financeiros da empresa. A redução de custos é uma das vantagens que se tem ao investir em profissionais da área de Facilities. Isso porque também faz parte do escopo de trabalho dessa área sugerir formas de economia sustentável, tecnologia inteligente, entre outras práticas que podem ser adotadas pela companhia com o objetivo de reduzir custos e otimizar a operação.

Last modified: 31 de agosto de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − oito =