Formatos de escritório

Todas as Publicações

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (Sem Avaliações)
Loading...

Vamos falar sobre as novas composições que móveis novos podem oferecer dentro do seu espaço. Primeiro de tudo, você sabia que o formato do seu escritório pode influenciar na produtividade dos seus colaboradores?
É isso mesmo.

À primeira vista pode parecer um exagero, mas basta um aprofundamento rápido no tema que encontramos diversos materiais de estudo e pesquisas com essa abordagem. Vamos começar, obviamente, pelo começo, o formato tradicional.

No formato tradicional a concepção começa a partir das hierarquias dos funcionários para aí sim, definir e setorizar espaços comuns e estações de trabalho, aposto que você conhece algum assim.

Já o estilo modular, atualmente em evidência, como o próprio nome diz, apresenta espaços divididos por módulos. São ideais para equipes que não demandam contato direto.

Outro formato que tem ganhado destaque nas conversas sobre o tema, é o renomado “open space”, que favorece o trabalho em equipe e a troca entre colaboradores, gerando um grande senso de comunidade. Mas como questionar é sempre válido, vale se perguntar, será que sua equipe está pronta para uma mudança dessas?
Existem diversas soluções em mobiliários e cada uma delas responde a uma necessidade específica de cada empresa. Por isso, muita atenção e estudo quando for repensar o formato do seu ambiente de trabalho. É preciso, mais do que nunca, falar com quem realmente entende do assunto. Procure especialistas, empresas de renome no mercado e, claro, que tenham expertise no tema para dividir com você todo o conhecimento conquistado ao longo dos anos de atuação no mercado de mobiliários. Só assim você encontrará caminhos e soluções que façam sentido ao que você procura.

Cada empresa tem as suas particularidades e, se cada um é de um jeito, as soluções também precisam ser personalizadas.
Voltando ao tema, existem ainda outros termos que são bem utilizados no mercado quando falamos de composições e formatos de escritórios, como por exemplo: Desenho em ilha.

As ilhas são ideais para acomodar equipes de quatro pessoas, organizando todo o ambiente com quantas linhas forem necessárias. Há também o formato identificado pela letra “u”. Essa opção faz mais sentido quando os funcionários precisam interagir bastante uns com os outros, principalmente para colegas que trabalham em duplas nos projetos. Resumidamente, cada usuário tem um espaço em forma de “L”, quando esses espaços se agrupam, formam-se então os espaços em “u”.

Por fim, mas não menos importante, temos dois espaços clássicos para apresentar, em “L” e o chamado “Linha Reta”. O primeiro permite várias composições de layout deixando o ambiente muito mais livre, principalmente para acomodar materiais diversos e realizar atividades que sejam importantes para a execução do trabalho no dia a dia. Já o segundo, “Linha Reta”, é específico para acomodar dois ou mais funcionários, podendo chegar – idealmente – até seis integrantes para não atrapalhar a movimentação geral da equipe entre as mesas.

Esse cuidado todo está longe de parecer frescura e está comprovado por inúmeras pesquisas os ganhos incalculáveis que a prática traz, tais como: aumento de produtividade e sensação de bem-estar, facilitando o convívio e a descompressão entre todos da equipe. Isso que ainda nem entramos em temas como cores e decoração.

A sua empresa vai continuar sendo a sua empresa, mantendo os valores e os princípios, mas pensar nos formatos e layouts do seu escritório é extremamente necessário para seguir em crescimento e atual. E o mais importante, para se manter relevante no cenário competitivo em que todos estamos inseridos. Vamos juntos encontrar o estilo da sua empresa e o equilíbrio necessário entre todos esses pontos? Temos certeza de que bons e produtivos frutos esperam por você e pela sua equipe.

Last modified: 29 de junho de 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *