4 dicas para melhorar o home office dos seus colaboradores

Todas as Publicações

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (25 Avaliações, Média: 1,00 de 5)
Loading...

Confira nossas dicas para home office e preserve a saúde dos times e a produtividade da empresa

Desde março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Covid-19 como uma pandemia, empresas, gestores e funcionários precisaram remanejar pessoal, equipamentos e adaptar inclusive suas casas para que se tornassem extensões do escritório. Assim, o home office se tornou o principal modelo de trabalho de 2020 em questão de poucas semanas.

Com essa mudança repentina, o improviso foi regra: colaboradores levaram para casa apenas o essencial (muitas vezes, só um computador). Mas após um ano, esse improviso está conseguindo atender às necessidades de uma rotina permanente?

Segundo pesquisa realizada pelo Facebook e abordada em reportagem do Estadão, aparentemente não: 92% dos profissionais em trabalho remoto se queixam de problemas relacionados à ergonomia, como dores nas costas e no pescoço, desde que aderiram às recomendações de isolamento.

Esse tipo de ocorrência impacta não só a saúde das pessoas, como também a produtividade das empresas. Com um home office tão longo ou mesmo no modelo de trabalho híbrido, chegou o momento de olhar criticamente para os nossos espaços de trabalho em casa para encontrar melhorias que possam preservar a qualidade de vida dos times.

Pensando nisso, preparamos 4 dicas de como tornar o home office mais seguro e saudável com o uso inteligente dos recursos da sua empresa, adotando o aluguel de móveis. Ou, como chamamos aqui, o mobiliário como serviço.

1. Ergonomia é fundamental para a saúde do colaborador e da empresa

Na pesquisa realizada pelo Facebook, a falta de cuidado com a ergonomia e o improviso ainda fazem parte da vida de muitas pessoas em home office, que seguem trabalhando em mesas de jantar ou em sofás. Como resultado, em 2020, começaram a surgir os pequenos desconfortos podendo, com o tempo, levar a lesões graves provocadas pela má postura.

Para evitar esse tipo de problema, gestores podem planejar o ambiente de home office dos colaboradores, se possível oferecendo uma infraestrutura adequada, começando com móveis ergonômicos e acessórios de ergonomia. Destacamos alguns móveis que podem fazer toda a diferença na saúde dos seus times e preservar a produtividade da empresa.

Cadeira My Chair

Moderna e eficiente, a My Chair é uma cadeira com a grife Flexform,  sinônimo de qualidade em ergonomia e conforto. Pode ser utilizada em diversos ambientes, tem assento e encosto em tecido, regulagem para altura e apoio de braço e lombar.

Cadeira Uni

Perfeita para o espaço de trabalho em casa, a cadeira Uni, da Flexform, combina elegância, funcionalidade e ergonomia com regulagem para lombar, altura e braços.

Escrivaninha Home Office

Moderna e ergonomicamente planejada, a escrivaninha Home Office é ideal para espaços pequenos e possui eletrocalha para que a fiação dos equipamentos não fique aparente.

2. Acessórios ergonômicos funcionam, sim! Dê atenção especial a eles!

Quando falamos sobre saúde no trabalho, todo detalhe importa. E a qualidade de vida no home office vai muito além de contar apenas com uma cadeira e uma mesa. Acessórios de ergonomia não podem ser negligenciados, porque ajudam a prevenir lesões por esforço repetitivo (LER).

Quem trabalha longas horas com computador, além de permanecer muito tempo na mesma posição, está constantemente fazendo movimentos repetitivos para digitar. Segundo o ortopedista Alexandre Stivani, em reportagem publicada no site da BBC, esses movimentos podem causar problemas ortopédicos como tendinite e bursite. Os apoios ergonômicos de mouses e teclados para os pulsos são acessórios ideais para evitar que isso aconteça. Saiba mais sobre o nosso conjunto de itens de ergonomia a seguir.

Kit Itens de Ergonomia

O Kit Itens de Ergonomia é ideal para quem passa longos períodos no computador e precisa de apoio para os cotovelos, punhos e pés. Ele conta com suporte para o notebook, mouse pad, key pad e apoio para os pés.

3. O papel do profissional de Recursos Humanos

Com a mudança no modelo de trabalho, foi necessário encontrar soluções para tornar o home office eficiente, mas sem esquecer da qualidade de vida das pessoas. E um profissional foi fundamental nesse processo: o de Recursos Humanos (RH).

Para termos uma ideia da importância da gestão de pessoas, a InfoMoney fez um levantamento de carreiras em alta em 2021, e os profissionais de RH foram listados como cruciais para as empresas atravessarem a pandemia com fôlego. Mas você sabe por que o RH é tão importante para o seu negócio no cenário atual?

Cuidar do presente, de olho no futuro

Uma das funções do RH é antecipar movimentos no mercado de trabalho tanto em busca de novos profissionais, quanto em mudanças de cenário que podem afetar as políticas das empresas em relação aos colaboradores. Legisladores brasileiros têm se movimentado ao longo do último ano para estabelecer regramentos sobre o home office, e parte disso pode passar por garantir que as empresas forneçam o mobiliário correto. E a sua não pode ser pega de surpresa.

Padronizar os móveis de home office tem sido uma das principais motivações dos profissionais de RH, que chegam até nós buscando maneiras de se prevenir. É por isso que o  Work.In Benefício de Ergonomia no Home Office tem sido tão reconhecido. Você pode conferir todo o acervo de móveis que oferecemos dentro dessa solução clicando aqui. Mas ela não se resume a isso.

Work.In Benefício de Ergonomia no Home Office: uma solução de gestão de home office para o RH que entrega mais saúde para os colaboradores

Apesar dos muitos benefícios do home office, empresas e gestores precisam fomentar boas práticas e cuidados com a saúde. Mas como fazer isso à distância? Com o benefício Work.In, seus colaboradores podem receber dicas exclusivas de um fisioterapeuta em webinares mensais, falando sobre como cuidar da postura ao trabalhar e a se manter ativo dentro de casa.

Além disso, com o Work.In, a gestão de mobiliário dos colaboradores em home office é muito mais fácil e segura para o RH das empresas. Emitimos relatórios mensais sobre os móveis e a readequação deles pode ser feita rapidamente, em caso de flutuação positiva ou negativa de colaboradores. Sempre com entrega e retirada no local.

4. No futuro, considere o trabalho híbrido

O home office pode ter vindo para ficar, mas especialistas afirmam que o trabalho híbrido, que consiste em manter parte da jornada de trabalho em casa e parte no escritório, pode ser o primeiro passo em direção ao trabalho fora de casa. Essa é uma alternativa que muitas empresas já vêm testando no Brasil e até adotando definitivamente no exterior.

Por isso, as empresas precisam pensar em como estar prontas para se adaptar a diferentes modelos de trabalho sem descuidar da saúde dos colaboradores. Então, a nossa quarta dica para home office é: considere o aluguel de móveis corporativos para ter sempre ambientes de trabalho adaptáveis e flexíveis, não importando qual seja o cenário dos modelos de trabalho.

Remanejar equipes, mudar o layout e expandir são movimentos facilmente realizados com a locação de móveis. Quer um exemplo? Com o Work.In sua empresa pode oferecer ao colaborador um benefício como o “vale home office”, e deixá-lo livre para escolher, entre os nossos móveis e acessórios, a melhor opção para a sua casa, com um valor pré-estipulado pela empresa. Mas e se chegar um momento em que faça mais sentido para a sua organização trazer os times de volta para o ambiente presencial? Nós retiramos os móveis e você pode reequipar seus espaços corporativos com mobiliário seguro e que respeite o distanciamento social, sem perder um dia de trabalho da empresa. Isso garante a flexibilidade e a segurança necessárias para que qualquer gestor tome as melhores decisões para sua empresa.

Conclusão

O home office vem fazendo sucesso como modelo de trabalho, mas ainda existem muitos desafios para serem superados. Se você precisa pensar em curto, médio e longo prazos na sua empresa, não há alternativa melhor do que o aluguel de móveis.

Não importa o cenário, nós temos soluções para preparar a sua empresa para o futuro, fazendo toda a gestão de mobiliário do seu negócio. Fale com um de nossos especialistas e venha para a John Richard.

Last modified: 24 de maio de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =