Mobiliário como serviço: mais economia para a sua empresa

Todas as Publicações

1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela (1 Avaliações, Média: 5,00 de 5)
Loading...

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, as empresas começam a redesenhar suas rotinas com o retorno de suas equipes, ou parte delas, aos escritórios – ainda neste ano ou no início de 2022.  

Para parte das empresas, de startups a grandes conglomerados, um dos grandes desafios da retomada ao presencial é a adaptação do formato de trabalho após um longo período de distanciamento. O que é preciso para acolher os times de forma segura no escritório? Como suprir as necessidades dos colaboradores que permanecem em home office? Como amenizar o impacto dessas mudanças nas operações ou no orçamento?

Nesse sentido, há uma série de questões que devem ser levadas em conta: falta de móveis adequados às normas sanitárias, dificuldades com a logística e o deslocamento de equipamentos ou mesmo as alterações no quadro de colaboradores.

Segundo uma pesquisa recente desenvolvida pela organização KPMG, essas mudanças ficam claras em muitas empresas: 38% dos empresários entrevistados precisaram reduzir o ambiente de trabalho e pretendem manter o espaço atual mesmo após a vacinação, enquanto 14% deles sofreram redução, mas têm a expectativa de retomar ao espaço anterior. Com relação às ações de combate à disseminação do vírus, 49% dos respondentes manterão, mesmo com a vacinação, medidas como o uso de máscara e álcool em gel, restrição de circulação, distanciamento entre estações de trabalho e redução de pessoal nos escritórios.

Para resolver esses impasses, muitas empresas estão recorrendo ao aluguel de móveis no modelo de assinatura em vez de comprar mobiliário. Neste artigo, nós explicamos por que essa pode ser a escolha mais econômica, tanto para as necessidades imediatas, quanto para empresas que optam por adotar definitivamente o mobiliário como serviço.

Uso inteligente dos recursos

Uma das razões por que o modelo de assinatura de móveis é mais interessante e vantajoso do que a simples compra de mobiliário é, sem dúvida, financeira. O investimento inicial é muito menor – sem contar os custos durante todo o processo – e o investimento é dedutível da base de cálculo do imposto de renda.

Além dos gastos, pense no tempo dedicado para levantar todas as necessidades específicas do time, depois pesquisar móveis de qualidade em diferentes fornecedores, aguardar o retorno de orçamentos e a espera pela entrega do mobiliário, que pode demorar até meses. Já pensou quantos colaboradores são envolvidos nesse processo e quanto esse tempo custa à empresa?

Nesse aspecto, a opção pelo aluguel de móveis para escritórios eliminaria praticamente todas essas etapas. Nosso catálogo oferece uma gama de opções para todas as necessidades, tanto para o escritório – inclusive com mobiliário adequado para o distanciamento social – quanto para o home office. E a entrega, montagem e gestão dos itens contratados fica por nossa conta, liberando, assim, sua equipe para se dedicar ao que realmente importa: a evolução dos seus negócios.

Economia que vai além do financeiro

E o que fazer quando os móveis antigos precisam de manutenção ou reposição? Na somatória, os custos com a manutenção e o armazenamento dos itens depreciados são consideráveis. 

Quer um exemplo? Você sabia que móveis de escritório se desvalorizam a uma taxa de 10% ao ano? E a vida útil média desses itens é de 10 anos, embora na prática e com o uso intensivo, a depreciação possa aumentar para 15%? Com o tempo, essa perda de qualidade tornará a reforma ou a venda dessas peças mais difícil, gerando um prejuízo para a empresa, além do valor que será preciso desembolsar para substituí-las.

Isso, sem contar o espaço da empresa que será ocupado com os móveis danificados ou que não atendem mais às necessidades atuais. Quanto custa à empresa inutilizar um ambiente que poderia ser empregado para gerar resultados à operação? E ainda: no contexto de retomada ao presencial, em que o uso do espaço físico deve ser muito bem planejado para a distribuição das equipes com segurança, abrir mão de um ambiente apenas para guardar móveis velhos, definitivamente, não é uma boa opção.

Flexibilidade

Imagine investir dinheiro com a compra de mobiliário para acomodar um número específico de colaboradores e descobrir que será necessário voltar a realocar parte do time ao home office ou até mesmo para outro escritório? Com o mobiliário como serviço, você tem a flexibilidade para preparar as estações de trabalho – sejam elas presenciais ou remotas – para qualquer cenário.

Uma coisa é certa: o home office deixou de ser uma tendência e, mesmo depois da pandemia, passa a ser parte do cotidiano de muitas empresas – bem como o modelo híbrido (saiba mais sobre isso neste artigo). Mas, para garantir a produtividade do time em qualquer desses formatos, é fundamental oferecer aos colaboradores as condições necessárias, inclusive, para garantir sua saúde física e mental. E este é um ponto que tem ligação direta com o desempenho financeiro das empresas: funcionários com a saúde comprometida são menos produtivos e podem ter de se ausentar do trabalho por conta de lesões causadas por esforços repetitivos ou outros problemas ergonômicos.

O aluguel de móveis por assinatura atende, ao mesmo tempo, às necessidades de móveis para os escritórios e para o home office de forma rápida e prática. Além disso, nosso benefício de aluguel de móveis para home office – o Work.In – também garante a entrega e a montagem dos itens alugados na casa de cada colaborador e, ainda, seguindo todas as normas de ergonomia.

Conclusão

Pensando nisso tudo, por que investir uma quantia considerável na compra e na manutenção de mobiliário, se é possível alugá-lo pelo tempo que precisar?

Na ponta do lápis, considerando as incertezas do cenário atual, que exige adaptações nos espaços de trabalho e a flexibilidade do mundo corporativo, que se mostra indispensável daqui para a frente, fica claro que comprar móveis corporativos pode não ser a escolha ideal – não só sob a perspectiva financeira, como também das áreas de RH e Facilities, com a gestão mais inteligente dos recursos e, claro, atendendo às necessidades dos times. 

Fale conosco e conheça todas as vantagens de alugar móveis para seu escritório ou para o home office dos colaboradores e venha para o mundo do mobiliário como serviço!

Last modified: 2 de setembro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 6 =